sexta-feira, 12 de março de 2010

[Esporte] Quando vencer ou Perder não significa nada...


Amigos,como é encantador vermos o poder do esporte. Das impressionantes superações físicas,resultados épicos e momentos onde conflitos étnicos e religiosos caem por terra,tudo comprova que, quando o ser humano sente vontade,é capaz de colocar tudo em último plano para celebrar a sua existência através da prática do desporto de forma pacífica e equilibrada.Gostaria que analisássemos dois casos belíssimos que mostram a beleza do jogo limpo e da elegância dentro do esporte e que aconteceram essa semana :


A UEFA Champions League é o maior torneio de clubes do mundo,e seus jogos costumam render cifras exorbitantes. Só para termos uma idéia,a final da última edição que premiou o Barcelona como campeão e foi fundamental para o argentino Lionel Messi ser reconhecido como o melhor jogador em atividade no ano de 2009 foi a partida de futebol que mais gerou renda em toda a História.

Sim,dados impressionantes. Mas deixemos isso de lado por um breve momento. Na última quarta feira (10/03) no jogo de volta entre Milan x Manchester United,os ingleses impuseram uma rigorosa goleada por 4 a 0 aos rubro-negros da terra da Bota. Vitória e classificação indiscutíveis,expressadas através da sensacional atuação de Wayne Rooney. Porém a cena mais emblemática da partida aconteceu por volta de 30 minutos da etapa complementar. Ao substituir um companheiro de time no Milan,o astro David Beckham foi simplesmente ovacionado por TODO o estádio Old Trafford. Sim,amigos. Os torcedores do Manchester tinham todas as circunstâncias para pegar no pé do seu ex-atleta,ainda mais pelo resultado elástico e histórico,e mesmo assim o reverenciaram, a maioria de pé. Era possível ver faixas com dizeres como "Beckham : o filho de Manchester",e "O bom filho á casa torna". O jogador ficou visivelmente emocionado. O resultado pouco importou,na hora. Tudo o que os torcedores queriam era expressar o carinho e gratidão pelos 12 anos em que ele vestiu a camisa dos "Reds" e deu praticamente todos os títulos possíveis,celebrando a passagem dele pelo clube.

O vídeo bem curto pode ser visto no link a seguir : - http://www.youtube.com/watch?v=foIv_SM7nn4&feature=player_embedded -



Outro delicioso momento também ocorreu em uma partida de futebol. A seleção norte-americana feminina goleou impiedosamente o Haiti por 9 a 0. Ao tomar o último gol,a goleira da seleção haitiana Alexandra Coby desabou em lágrimas. Então,o que ninguém esperava aconteceu : Bryane Heaberlin,titular da meta ds EUA,correu por todo o gramado para consolar a sua adversária. Logo,TODAS as jogadoras americanas foram abraçar Alexandra,o que empolgou e emocionou a todos os presentes no estádio.

Perguntada posteriormente sobre o porque de sua atitude,Bryane disse : " Eu a vi chorando e isso foi muito duro para mim. Ela também é uma goleira e nós temos esse laço. Além disso, eu sei que ela perdeu pessoas próximas. Por isso dei um grande abraço e disse que ela foi muito bem, afinal, ela veio participar do torneio apesar de tudo que aconteceu. Tenho um respeito enorme por ela."

A terra natal de Alexandra sofre as consequências de um devastador terremoto que ocorreu a aproximadamente dois meses,deixando mais de 200 mil mortos e milhões de desabrigados.



Sim amigos,incrível as cenas que o esporte pode nos proporcionar,não ? Triste ver como num país com tantos atletas e equipes vitoriosas como o Brasil temos pouquíssimas atitudes dessa grandeza.

Que os torcedores do Manchester e Bryane possam inspirar a todos nós,ainda mais em tempos onde o sonho olímpico no Brasil mais parece uma grande maracutaia de irresponsabilidade,corrupção e descaso. Mais isso claro,é outra história...

Um comentário:

  1. Realmente, amigo, essas cenas são inspiração pra todos nós. Basta! Não podemos continuar o jogo da vida e não olhar para o outro e ser indiferente senão seremos mais 1 em meio à multidão. Devemos sim fazer, ou melhor, ser(!!!) a diferença nesses tempos tão difíceis. Que Deus nos ajude e esteja em nós pra que isso seja possível! Ótima postagem! Bjim.

    ResponderExcluir