sexta-feira, 5 de março de 2010

É infantil se viver a infância ?











Já pararam para pensar em como as coisas mudam ?
Comparar o mundo,a moda,o jeito de se vestir e a mentalidade de ontem e hoje ?

Olha,isso pode ser bastante
estarrecedor.




Lembro-me de no alto dos meus 14 anos,não pensar em nada mais do que me divertir. Correndo,pulando,jogando futebol,brincando com outros amigos...não importava onde,como e quando,o lance era estar sempre feliz,e em movimento. Não passava pela minha cabeça ter algum tipo de status ou reputação entre os que também tinham a minha idade,eu não me importava com isso. Para estar feliz,em boa parte das ocasiões o nada me bastava, minha imaginação dava conta do resto.



Um adolescente hoje cresce com outros
valores. Para ser aceito pelo grupo ao qual acha vital pertencer,ele se veste e se expressa apenas da maneira que convém naquela microesfera. Muitas vezes o próprio não se sente a vontade fazendo isso,mas acha que precisa,senão será deixado de lado pelos outros colegas. Aceitar quem se é de verdade parece ser coisa em falta. É engraçado ver as meninas de hoje. Tornando-se mocinhas cada vez mais cedo,já se expressam e se portam como se fossem mulheres adultas,indepndentes e bem-resolvidas. Maquiadas,com roupas que mostram o corpo ainda se desenvolvendo.

Noto que existe uma pressão inerente hoje para que meninos e meninas percam sua infância cada vez mais rápido. Com tantos adventos tecnológicos,novidades e distrações,julgam não haver mais graça em simplesmente dar uma volta de biclicleta,andar de patins ou brincar de bola de gude. Seria até meio pretensioso de minha parte afirmar isso,mas a infância parece estar fora de moda,rs.


E nesse processo,cada vez mais parece ser normal que se tornem pais e mães antes dos 20 anos. Pois na pressa de se acompanhar o fluxo,o contato com os pais se perde,a curiosidade de perguntar aos mais velhos não existe. Tudo é substituído pela experiência sem conhecimento.


Eu particularmente me sinto feliz,por ter vivido minha infância e adolescência de forma tão natural. Se eu pude aprender que tudo tem o seu tempo,hoje todos querem ter cada vez menos tempo para tudo.

Um comentário: