domingo, 26 de junho de 2011

Liberdade ...

Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. " Definição do Wikipedia ... rs


Diversos filósofos tem seus conceitos de liberdade. Para Kant, ser livre é 'ser autônomo, isto, é dar a si mesmo as regras a serem seguidas racionalmente'. Todos entendem, mas nenhum homem sabe explicar. Já para Descartes, age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa apareça como a verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa.


Para Spinoza, 'ser livre é fazer o que segue necessariamente da natureza do agente'. Enfim, são diversas classificações ...


Que tal examinarmos algumas músicas que falam sobre liberdade ?






                                 
Em sua canção 'Moth', a banda Audioslave expressa uma exclamação por liberdade através da figura da luta do sujeito contra a obsessão pela beleza das asas de uma mariposa e que sempre se fere pelo fogo que ela solta : 


"  
Thought I was different and it
seems I'm just the same
As a game I put my hand over the flame
I thought I was smarter as I flew into the sun
But it turned out the way it does with everyone





I don't fly around you're fire anymore
I don't fly around you're fire anymore
Burnin', fallin' down so many times before
I don't fly around you're fire anymore ..."



Um dado curioso sobre esta música : ela é a última faixa do álbum 'Revelations', lançado por eles em 2007 e que foi o último da banda. Logo após o lançamento, o então vocalista Chris Cornell anunciou sua saída do grupo. Como ele era o principal letrista, fica aí a intepretação, seria um prévio aviso ?




                             


Na canção 'Sanitarium (Welcome Home)", do álbum Master of Puppets, a banda Metallica descreve as sensações de um paciente de uma clínica psiquiátrica :


No more can they keep us in
Listen, damn it, we will win
They see it right, they see it well
But they think this saves us from our hell ..."



Conhecida por seu ativismo em prol de várias causas, os integrantes do Rage Against the Machine em sua música 'Freedom'  comentam sobre a opressão vivida pelos fracos e dominados,e incita que todos se levantem contra tal dominação :

"  They're sending us to early graves
For all the diamonds
They'll use a pair of clubs to beat the spades
With poetry I paint the pictures that hit
More like the murals that fit
Don't turn away
Get in front of it ... "
  


Nesse mesmo mote, os britânicos do Muse artravés da canção 'Take a Bow' presente em seu álbum 'Black Holes & Revelations'  bradam através da insatisfação e revolução contra a mão dos poderosos e corruptos, ordenando que os tais submetam-se :




And our freedom's consuming itself
What we become is contrary to what we want
Take a bow ... "


E para finalizar tal perspectiva, talvez a mais famosa música de manifesto sobre liberdade já feita, Bob Marley, e a imortal 'Redemption Song' :

                                   
Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our minds
Have no fear for atomic energy,
'Cause none of them can stop the time ..."





Obviamente, todas as canções tratam sobre ser livre, dentro de suas determinadas óticas, é claro.


E então, o que seria liberdade para você ? O que seria a liberdade hoje, em um mundo ágil e totalmente conectado de hoje ? Onde a boa parte das pessoas pede por privacidade porém insistem em mostrar as entranhas de sua existência nas tais redes virtuais, como poderíamos classificar tal expressão/prática ? 


Existe liberdade hoje, é possível ainda ser livre ?









Nenhum comentário:

Postar um comentário